Tamanho da fonte:

Problemas de saúde que acometem uma pessoa média de 65 anos podem demorar mais ou menos tempo para se manifestar, a depender de onde o indivíduo mora. A diferença entre os países é de até 30 anos, revelou um estudo recém-publicado no periódico The Lancet Public Health.

Pesquisadores descobriram que, no Japão, as doenças típicas de um idoso de 65 anos aparecem quando o indivíduo tem, em média, 76 anos. Já na Papua Nova Guiné, último colocado em um ranking que comparou 195 países, elas surgem muito antes: aos 46 anos. Os brasileiros manifestam as mesmas enfermidades aos 67 anos. No ranking mundial, o Brasil fica na 62ª posição, atrás do Paraguai e à frente da ilha de Santa Lúcia, no Caribe.

“Essas descobertas discrepantes mostram que o aumento da expectativa de vida pode ser uma oportunidade ou uma ameaça ao bem-estar geral das populações, dependendo dos problemas de saúde relacionados ao envelhecimento que a população vivencia, independentemente da idade cronológica”, disse em comunicado a principal autora do estudo, Angela Y. Chang, pesquisadora da Universidade de Washington. “Problemas de saúde relacionados à idade podem levar à aposentadoria antecipada, uma força de trabalho menor e maiores gastos com a saúde. Os líderes do governo e outras partes interessadas que influenciam os sistemas de saúde precisam considerar quando as pessoas começam a sofrer os efeitos negativos do envelhecimento.”

Enquanto as métricas tradicionais de envelhecimento examinam o aumento da longevidade, este estudo explora a idade cronológica e o ritmo em que o envelhecimento contribui para a deterioração da saúde.

A partir de dados da pesquisa Global Burden of Disease, os pesquisadores mediram a “carga de doenças relacionadas à idade”, agregando todos os anos de vida ajustados por incapacidade, uma medida de perda de vida saudável, relacionada as 92 doenças. As informações são de 1990 a 2017.

Usando a média global de pessoas de 65 anos como um grupo de referência, os cientistas também estimaram as idades em que a população em cada país experimentou problemas de saúde.

Países com a idade equivalente mais alta em relação à média global de 65 anos

Japão: 76.1 anos
Suíça: 76.1
França: 76.0
Singapura: 76.0
Kuwait: 75.3
Coreia do Sul: 75.1
Espanha: 75.1
Itália: 74.8
Porto Rico: 74.6
Peru: 74.3

Países com a idade equivalente mais baixa em relação à média global

Papua Nova Guiné: 45.6 years
Ilhas Marshall: 51.0
Afeganistão: 51.6
Vanuatu: 52.2
Ilhas Salomão: 53.4
República Centro-Africana: 53.6
Lesoto: 53.6
Kiribati: 54.2
Guiné-Bissau: 54.5
Estados Federados da Micronésia: 55.0