Tamanho da fonte:

Inscrever-se em uma organização beneficente pode aliviar muitas preocupações. O Senior Citizens Bureau, nos Estados Unidos, informa que o voluntariado regular pode dar aos idosos uma sensação de propósito perdida com a aposentadoria. Contribuir, ser mais produtivo e útil, melhora a autoestima. Mas, não é só isso. Conheça algumas outras vantagens:

  1. Vida mais ativa. Alguns tipos de voluntariado podem incluir um grau de exercício, como trabalhar ao ar livre para embelezar parques ou ajudar a transportar bens doados a uma instituição de alimentos. Funções burocráticas também contribuem, encorajando o voluntário a sair da casa mais frequentemente.

  2. Interação social. Você pode conquistar novas amizades com os membros envolvidos no projeto.

  3. Idosos têm mais benefícios. Embora qualquer um possa ter os benefícios mentais, físicos e sociais do voluntariado, um estudo publicado no British Medical Journal descobriu que os adultos mais velhos obtiveram os maiores benefícios. Os pesquisadores descobriram que o voluntariado não começou a fazer melhorias significativas na saúde mental das pessoas até elas chegarem à meia idade e teve impacto mais profundo entre os idosos.

Como ser um voluntário. Há muitas maneiras pelas quais você pode ser voluntário sem ir muito longe da sua região. Antes de tudo, porém, encontre uma causa que seja especialmente significativa aos seus interesses. Alguns exemplos incluem:

Organizações religiosas. Quem pertence a uma religião pode optar por se envolver na casa de oração que costuma frequentar. A maioria dessas organizações conta com voluntários para ajudar em seus escritórios, planejar funções sociais ou realizar atividades comunitárias.
Projetos comunitários. O município pode precisar de voluntários para auxiliar na limpeza de parques, organização de eventos ou mesmo servindo em um conselho de comitê local como conselheiro.
Biblioteca. Sempre é um local que tem programas de voluntariado, como o de leitura para crianças, entre outros.
Escolas. É possível se tornar um tutor de programas pós-escolares ou atuar como um assistente de sala de aula. Informe-se.
Abrigos para animais. As entidades de resgates de animais precisam sempre de pessoas para passear com os cães e trabalhar nos escritórios. Nesses locais, não falta trabalho.
Organizações de alimentos. Outra ideia é se envolver com os mais necessitados em sua região, organizando e conquistando doações ou servindo refeições.

Há várias outras maneiras de se manter ativo na comunidade. Pesquise na internet por oportunidades de voluntariado em sua cidade ou fale com membros de organizações locais que você frequenta. Temos certeza de que todos estarão encantados por ter um outro par de mãos ajudando. Você se beneficiará por estar envolvido e ativo em algo generoso e gratificante. Leia o artigo completo aqui.

Fonte: Sunrise Senior Living
Síntese: Equipe Plenae