Tamanho da fonte:

A maioria das pessoas passa pouco tempo ao ar livre. Menos ainda em parques. Pesquisadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, descobriram que passear por apenas 20 minutos em um parque urbano pode aumentar sua saúde mental e seu bem-estar, tornando-o mais feliz.

Para o estudo, os cientistas recrutaram 98 adultos, convidados a preencher um questionário sobre o seu bem-estar antes e depois de passar de 20 a 25 minutos em um parque. A análise dos dados revelou que 60% dos voluntários declararam estar felizes depois do passeio, independentemente de terem ou não usado seu tempo para se exercitarem.

“Há uma pressão crescente sobre os espaços verdes em ambientes urbanos”, disse Gavin Jenkins, co-autor do estudo. “Investidores procuram substituir essas áreas por imóveis residenciais e comerciais. O desafio das cidades é que há uma evidência crescente sobre o valor dos parques, mas continuamos a ver o desaparecimento desses espaços.”

Além de ajudar uma pessoa a desestressar, há outros benefícios de um passeio em uma área verde. O tempo ao ar livre o ajudará a obter sua dose diária de vitamina D, para a qual são necessários 10 minutos de exposição solar diariamente.

Se você não mora perto de um parque, pode simplesmente dar uma volta no bairro, almoçar fora do escritório e exercitar-se em seu quintal. Contanto que você esteja curtindo a beleza da natureza, sua saúde estará sempre bem.

Leia o artigo completo aqui.

Fonte: Pie Mulumba
Síntese: Equipe Plenae