Coloque em prática

O que é o Access Consciousness e como ele pode te ajudar?

A técnica, ou o conjunto de técnicas, é mais um degrau na jornada do autoconhecimento e para quem busca mudanças em sua própria história

30 de Agosto de 2023


A jornada de autoconhecimento não é uma jornada linear: há dias em que ele será a pauta principal e serão mais produtivos. Em outros, você não conseguirá fazer muito por si - e está tudo bem também. O importante é não perder o seu propósito de vista, sabendo que, para se conhecer e ter mais qualidade, é preciso estar disposto. 

Um dos caminhos propostos pelo Plenae desde sua fundação é dividir a vida em seis pilares: Corpo, Mente, Espírito, Relações, Contexto e Propósito. Para nossos fundadores, Geyze e Abilio Diniz, só encontramos o equilíbrio quando conseguimos trabalhar todos esses pilares pelo menos um pouco, todos os dias. 

Além disso, essa é uma forma de visualizar e simplificar os seus caminhos: como andam minhas relações? Estou cuidando do meu corpo? Trabalhando minha espiritualidade? E por aí vai. Ter essas preocupações em mente é, sem que você perceba, o primeiro passo dado nessa trajetória. 

Hoje, vamos falar de um conjunto de técnicas que buscam te aproximar ainda mais de sua própria consciência e, com isso, observar os ganhos dessa aproximação. Leia mais a seguir!

Um pouco de teoria

Fundado pelo escritor e palestrante Gary Douglas e co-fundado pelo também escritor e palestrante Dain Heer, a teoria do Access Consciousness é, na realidade, um ponto de vista diferente sobre a vida. “Tem por base a ideia de que você não está errado(a), de que você sabe e de que a consciência pode mudar qualquer coisa”, como explica o site oficial. 

Além disso, seu objetivo é dar acesso “às possibilidades que existem quando você não se trava mais e quando não acredita mais que está preso(a).” A pergunta que norteia a teoria é: se você tivesse total escolha disponível, o que criaria? O objetivo de Access é criar então esse mundo de consciência e unidade, onde você chegue ao ponto de ter acesso total à consciência, sem julgamento de nada. 

Porque, afinal, se você não tem julgamento de nada, então começa a olhar para tudo como é e não como o que você quer que seja. E também não como deveria ser e sim apenas como é. Quando você atinge esse nível de consciência, você atinge a capacidade de estar presente em sua vida o tempo todo, sem julgamentos.  

Isso leva você ainda a uma outra capacidade: a de receber tudo, não rejeitar nada e criar tudo o que você deseja na vida - “maior do que o que você tem atualmente e mais do que você pode imaginar.”

Access Consciousness na prática 

Certo, agora que você já conhece a teoria, como é possível colocá-la em prática? O primeiro passo são as perguntas. O método faz algumas provocações iniciais para que você possa chegar em algumas respostas importantes antes de qualquer coisa:

  • Se seu propósito de vida fosse se divertir, o que você mudaria?

  • Se você estivesse celebrando sua vida hoje, o que mudaria?

  • O que mais é possível que você nunca considerou?

“E se uma pergunta não for para obter uma resposta, certa ou errada, mas para obter uma consciência que lhe dê múltiplas escolhas? Quanto mais você fizer perguntas, mais opções terá disponíveis e mais consciente ficará das possibilidades. Explore mais sobre como você pode ‘ser a pergunta’!”, instigam os criadores. 

Além disso, há as “10 chaves para a liberdade”, também conhecida como os “10 mandamentos” do método, que consiste em alguns passos e afirmações:

  • Um ser infinito realmente escolheria isso?

  • Tudo é apenas um ponto de vista interessante.

  • Busque fazer melhorias em 10 segundos.

  • Viva como a pergunta, não como a resposta.

  • Sem forma, sem estrutura, sem significado.

  • Sem julgamento, sem discriminação, sem discernimento.

  • Sem drogas de qualquer tipo.

  • Nenhuma competição.

  • Não ouça, conte ou compre a história.

  • Sem exceção.

Por fim, há a Declaração de Limpeza de Access Consciousness que, novamente, utiliza da palavra - ou melhor, das palavras -, para trazer força ao praticante. Afinal, como resume o site, “muito do que gostaríamos de mudar não é cognitivo ou lógico; ele é criado e mantido energeticamente”. Portanto, é preciso limpar essas coisas ocultas das quais você nem tem consciência e que mantêm presas, e as palavras têm esse poder. 

Em termos de práticas corporais, há a ferramenta Barras de Access que, como explica esse artigo, tem o objetivo central de “expandir a consciência de forma a liberar todas as formas de ver que causam os desconfortos físicos, emocionais e energéticos, por meio de toques sutis em 32 pontos da cabeça.”

Uma vez vencida essa etapa, há outras dezenas de cursos de aprofundamento para a pessoa seguir a jornada. Basta que ela sinta “o que é leve e o que pode potencializar suas capacidades, como Facelift, o Fundamento, Corpos, Escolhas de Possibilidades, entre outros.”

Essas técnicas corporais são realizadas por terapeutas especializados, que acessam seus pontos na cabeça a fim de criar mais facilidade para que o corpo elimine as “considerações, atitudes, emoções, pensamentos e sentimentos que tornam significativos.”

Um modo de vida

Segundo Douglas, “o propósito da ferramenta não é destruir ou combater uma realidade, nem mesmo ver os erros, mas criar uma realidade diferente”. É preciso enxergar o Access Consciousness como mais uma ferramenta para lidar com suas dificuldades, sem o peso de que será a resposta definitiva, mas sim, um caminho dentre tantos possíveis. 

Uma jornada de autoconhecimento envolve mais do que técnicas modernas. Elas ajudam, é claro, mas é preciso antes de mais nada, mergulhar para dentro de si e entender o que é que está faltando. Ferramentas como Grau Plenae podem ser úteis para esse primeiro passo, que é buscar o norte. 

O teste de saúde integral, criado por especialistas da área, traça um diagnóstico final de qual pilar seu pode estar em desequilíbrio a partir das suas respostas e o que fazer diante disso. Esses caminhos posteriores demandaram, é claro, empenho da sua parte, pois ninguém pode trilhar essa jornada por você.


Vale também sempre a dica de ouro: procure especialistas, independente de qual for o seu problema. No caso da saúde mental, um psicoterapeuta é de grande valia. Te contamos aqui quando começar a terapia, conteúdo que pode te dar uma luz, mas a verdade é que mesmo quando achamos que estamos bem, a escuta capacitada é sempre bem-vinda. E por fim, escute-se trate-se com gentileza. O afeto começa sempre do lado de dentro.

Compartilhar:


Coloque em prática

Livros para se reconectar com a sua própria caminhada

Inspirados pelo relato de Ale Edelstein, o Plenae separou dicas de livros que vão te fazer “descalçar os sapatos” e sair da sua zona de conforto

6 de Dezembro de 2020


No segundo episódio da terceira temporada do Podcast Plenae - Histórias Para Refletir, conhecemos a história de peregrinação e caminhada do cantor litúrgico Ale Edelstein. Em sua narrativa, ele conta como começou a perceber as suas ausências e, em busca de si mesmo, se lançou na maior aventura de sua vida: o Caminho de Abraão.

Mas a epifania não veio do nada. Apesar de o desconforto já existir, houve um gatilho muito específico em seu caso: a leitura do livro Tirando os Sapatos, do rabino Nilton Bonder. “O nome do livro dele é uma metáfora brilhante. Porque quando a gente tá há muito tempo com o mesmo sapato, o calçado adquire a fôrma e a forma do pé. Acaba ficando confortável. Eu estava numa poltrona de conforto” diz.

A epifania de Ale Edelstein se deu durante a leitura de Tirando os Sapatos, quando decidiu caminhar por aí. E em uma alusão perfeita, Ale decidiu então manter-se na metáfora dos pés e caminhar por aí, buscando sentir o chão sob seus pés e sair de sua zona de conforto. Contamos a história de um outro peregrino por aqui também. Marco Antonio dos Reis Serra decidiu chacoalhar sua vida regrada e regida pelas duras normas do mercado financeiro pelas quais se dedicou por toda a vida, para se lançar em uma jornada tão intensa quanto a de Ale: o caminho de Santiago da Compostela.

Coincidência ou não, o seu despertar se deu também durante a leitura de um livro, mas um outro título: Caçadores de bons exemplos, de Iara e Eduardo Xavier. Com citações do líder espiritual Osho, Marco entendeu parte do que te incomodava, mas buscava entender o incômodo como um todo. Sem grandes planejamentos pela primeira vez na vida, comprou 2 meses depois uma passagem, uma mala e uma bota, e partiu rumo aos 800 km que o desafio propunha.

Livros, por si só, nos fazem viajar para mundos distantes. Por meio das palavras, atravessamos curvas fechadas, subidas íngremes e chegamos a vistas esplêndidas de um horizonte até então desconhecido. A força da literatura é tanta que trata-se de uma das artes mais antigas do mundo e ainda se faz tão presente e importante.

Pensando nisso, o Plenae separou uma lista de livros que possuem o objetivo de te reconectar com a sua própria caminhada. Quem sabe, durante a leitura, você também não vivencia um despertar como o de Ale Edelstein e Marco Antonio dos Reis? Boa leitura!

A força que há em nós - Dawn Watson

A obra de Dawn Watson é uma obra biográfica, acima de tudo. Por meio de suas próprias dores, ela busca passar para o leitor o caminho das pedras de quem busca o processo de cura e perdão verdadeiros para si mesmos e, enfim, conquistar o amor próprio. “Neste livro, meu desejo é trilhar ao seu lado uma jornada de amor, compreensão e aceitação, para que você deixe o ciclo de sofrimento e experimente o alívio e o apoio para os próximos passos que precisa dar; Reconstrua seus relacionamentos, começando por si mesmo e estendendo a todas as pessoas importantes da sua vida; Reconecte-se com o seu valor, a sua verdade e viva de acordo com seu propósito; Experimente o perdão e se permita ser verdadeiramente feliz; Liberte a força que está dentro de você!”

A Reconexão: Cure Os Outros, Cure A Si Mesmo - Dr. Eric Pearl

Você acredita em “cura energética”? A obra, publicada em mais de 30 idiomas, tornou-se best-seller mundial e traz técnicas que pretendem levar você a se abrir para níveis de curas nunca antes acessados antes. Assim como o livro anterior, esse título também pauta-se em experiências do próprio autor, o Dr. Eric Pearl, e de quando ele mesmo descobriu que era capaz de promover em seus pacientes uma cura energética, usando de instrumentos subjetivos. “E o mais importante: a obra mostra como você pode ativar em si mesmo a capacidade de transmitir essas novas frequências de cura e usá-las em seu próprio benefício e das pessoas à sua volta.”

O Efeito Sombra – Deepak Chopra e Marianne Williamson

O médico ayurveda Deepak Chopra e a líder espiritual Marianne Williamson se juntaram para escreverem à 4 mãos O Efeito Sombra, onde eles invocam os saberes do psicanalista Jung a respeito do lado sombrio que habita em todos nós. Para eles, é preciso reconhecer nossas emoções e pensamentos como um todo, mesmo as negativas, e aprender a abraçá-las, e não reprimi-las como estamos habituados. Isso é fundamental para que elas possam ser canalizadas antes de te dominar, e esse é o principal objetivo deste livro.

O Livro do Ego: liberte-se da ilusão - Osho

Conhecido por muitos como “o guru politicamente incorreto”, o líder espiritual indiano Osho vendeu milhares de livros mundo afora e serviu de inspiração até mesmo para dogmas e seitas que utilizavam seus ensinamentos. Neste livro, ele trata de um sentimento natural em todos os seres humanos mas que, quando exacerbado, só traz prejuízos: o ego. Isso porque essa sensação genuína que habita em todos nós acaba por refletir em todo nosso dia a dia e assuntos que permeiam nossa rotina, como amor e até política. Seu objetivo é te ajudar a enxergar o mundo com uma visão livre da vaidade e dos caprichos individuais para, assim, buscar mais equilíbrio.

O poder do agora - Eckhart Tolle

Depois de enfrentar uma depressão aos 29 anos, Eckhart Tolle - agora aos 72 anos - dedicou todo o resto do seu caminho a pesquisar e encontrar a transformação espiritual. Em “O poder do agora”, seu best-seller, ele compartilha um pouco de sua experiência com a ansiedade em estar sempre esperando o futuro, sem olhar para o presente. Após um trabalho árduo para reverter esse cenário, hoje ele busca ensinar as pessoas que o verdadeiro milagre da vida mora no hoje, nunca no ontem e sem esperar o amanhã.

Não deixe para amanhã a leitura que pode ser feita hoje. Escolha uma das opções que mais conversem com o seu momento pessoal. Se jogue de cabeça e mergulhe nessas leituras tão profundas e edificadoras. É possível iniciar o seu processo de despertar e peregrinar por entre os livros que têm sempre algo a nos ensinar. E você, já despertou hoje?

Compartilhar:


Inscreva-se na nossa Newsletter!

Inscreva-se na nossa Newsletter!


Seu encontro marcado todo mês com muito bem-estar e qualidade de vida!

Grau Plenae

Para empresas
Utilizamos cookies com base em nossos interesses legítimos, para melhorar o desempenho do site, analisar como você interage com ele, personalizar o conteúdo que você recebe e medir a eficácia de nossos anúncios. Caso queira saber mais sobre os cookies que utilizamos, por favor acesse nossa Política de Privacidade.
Quero Saber Mais